Atividades
As reservas de Mata Atlântica fazem de Ilhéus e seus arredores um destino de praia com um charme a mais. Protegendo o litoral ou emoldurando trilhas, lá está a floresta e toda a sua biodiversidade. O cacau, que tanta fama deu à cidade, está presente nas fazendas abertas à visitação, enquanto os resquícios dos tempos de glória estão guardados no Centro Histórico, em forma de preservados casarões.
Gastronomia
A combinação de ingredientes típicos das culturas indígena, portuguesa e africana deu origem à exótica e arretada culinária baiana, presente na maioria dos restaurantes de Ilhéus. O centro da cidade, o bairro do Pontal e o distrito de Olivença concentram bons estabelecimentos especializados em moquecas, bobós e pescados, mas tem também cozinhas com sotaques italiano, francês, português e árabe.
Compras
Em Ilhéus, as compras podem ser feitas no Mercado de Artesanato de Ilhéus, o qual abriga 71 lojas. Por ser a terra do cacau, várias são as lojas de chocolate, como a Chocolates Caseiros Ilhéus, onde há desde bombons a verdadeiras obras de arte feitas de chocolate.
Como chegar
Há voos partindo das principais capitais do país para Ilhéus.
Melhor época
O clima é quente durante todo o ano, mas no período de inverno, entre maio e junho, chove bastante. No verão, há um número maior de restaurantes, atrações e hotéis disponíveis.
www.ilheus.ba.gov.br/