Atividades
A cidade oferece espetáculos únicos, como o Natal Luz, o Festival de Cinema e o de Turismo e a Festa da Colônia. Várias são as opções de lazer para o turista, por exemplo, o tour Uva e Vinho ou o Gramado e Canela, um passeio pelo Jardim da Serra em Nova Petrópolis e, para os amantes de esportes, o local disponibiliza até rafting.
Gastronomia
Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. Café colonial, tradição italiana e alemã, vai bem tanto no frio quanto no calor. Na Casa do Paolo, é servido um dos melhores galetos da cidade. Mas é o fondue que toma conta da gastronomia gramadense. Dois locais que servem essa receita suíça é o Belle du Valais e o Le Petit Clos.
Compras
Para quem não dispensa um chocolatinho, até porque o de Gramado é magnífico, será muito fácil comprá-lo, pois são 30 fábricas e cerca de 60 pontos de venda do produto. Geleias, biscoitos, cachaças, sucos, vinhos, queijos, salames e massas caseiras são encontrados na Casa do Colono, que vende produtos das cerca de 20 colônias italianas e alemãs espalhadas pela cidade.
Como chegar
Há voos partindo das principais capitais do país para Porto Alegre. Com mais 135 quilômetros, você chega a Gramado. De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. O mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115.
Melhor época
Durante o inverno, é a melhor época para visitar Gramado, quando as temperaturas ficam próximas a zero grau. Os nevoeiros e as geadas são um convite para uma bela taça de vinho ao lado de uma lareira e a jantares românticos à base de fondues. Para quem gosta de movimentação, no mês de agosto, acontece o Festival de Cinema. Entre março e abril, a Festa da Colônia mostra um pouco dos costumes e das cozinhas da Alemanha e da Itália.